segunda-feira, 3 de julho de 2023

Fechamento de Junho/23 - R$ 4.855.573 (+1,13% patrimonio)

 Olá pessoal! 

Mês tranquilo de muita curtição em Junho. Sinto que vivo quase a minha liberdade, mas ainda com emprego fixo.

O bom disso é que eu consigo ir fazendo meus projetos paralelos (nada além de me cuidar um pouco) enquanto sigo trabalhando de forma mais leve. De fato o que eu imaginava no início da corrida é verdade: quanto mais se acumula, menos se importa com o emprego, afinal, a cada mês você depende menos dele. Isso é bom pra não se estressar com coisa pequena, como o trabalho. 

No fim das contas este ano e o ano passado estão sendo anos de acúmulo de capital de uma outra forma: com a minha primeira casa, meu primeiro carro dos sonhos. Esses itens não trazem rendimentos, muito pelo contrário. Estou pensando a partir do ano que vem separar o que é ativo que rende de passivo ou ativos que no fim não rende (eu usufruo). 

Afinal, o que é a jornada da IF que não uma jornada de auto-descobrimento também?  Descobri que tem coisas que fazem muito bem nessa jornada, como se vestir bem, andar num bom carro, ter seu próprio canto. Minha vontade de "chegar lá" o mais rápido possível foi se tornando uma jornada de "está tudo bem atrasar 1 ou 2 anos para eu poder usufruir o hoje". 

Eu também fui atualizando os valores monetários para chegar lá. Antes pensava nos célebres 2MM, que já foram superados há algum tempo. Depois os 5MM que estão "batendo aí na porta". Depois os 10 e 12MM, pensando já em 2MM de dólares e no futuro manter 50% do patrimônio fora do país. 

É isso, a gente vai amadurecendo ao longo da jornada e vai vendo que tem muita coisa que tem que ser conquista e curtida antes de "chegar lá". Afinal, pode ser que a gente já esteja no "lá" e nem se deu conta, né?

Abs, 

IFM


PS: ainda sofrendo com a malha fina, quando descobrir o que fazer aviso vocês. rsrs

4 comentários:

  1. Aproveite sua vida. Afinal não sabemos do amanhã. Justo ter um conforto, já que não vai impactar no seu orçamento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Com esse montante "chegar lá" é só uma questão de tempo. Melhor aproveitar a vida do que ficar olhando a grama crescer :)

    ResponderExcluir
  3. Grande IFM! Eu também já penso assim, vou aproveitando a jornada, equilibrando as contas pra conseguir fazer os aportes necessários, mas ao mesmo tempo já reservo uma parte do capital pra gastar em "bobagens" mesmo, realizando alguns pequenos sonhos pelo caminho. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ansioso para chegar ao ponto de poder dobrar a meta depois de alcançá-la. hahahahah
    É muito bom poder aproveitar um pouco sem peso na consciência. Saber que posso gastar com algum pequeno sonho e que isso não irá influenciar em nada o patrimônio.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)