sábado, 4 de março de 2023

Fechamento de Fevereiro/23 - R$ 4.614.798 (+X,XX% patrimonio)

 Olá pessoal! 

I'M BACK! Voltei a controlar minhas finanças! ufaaaaaa

Misto de sensações! Foi bom passar esse tempo só investindo em patrimônio físico (imóvel próprio), sem pensar tanto nos gastos e pensando em bem-estar. Mais do que investimento, imóvel próprio também é gasto, mas também é paz, alegria, conforto. 

As sensações vem justamente porque se de um lado estou muito contente e satisfeita com essa conquista, por outro, claro que quando vejo o total de montante investido, me assusto bastante, pois poderia ter deixado esse valor investido em qualquer outro lugar mais rentável. 

A conclusão que cheguei é que vale a pena. Vale a pena depois de um patrimônio mais consolidado, comprar seu imóvel próprio e se divertir (e passar também muita raiva com a reforma) um pouquinho com seu bem próprio. É uma sensação única, talvez uma das maiores conquistas materiais que um ser humano pode ter. Achei o período ideal, ou até, pensei que poderia ter sido um pouquinho antes (antes tarde do que nunca). 

O salto do patrimônio entre o último fechamento e este foram então:

  • Rendimentos principalmente de RF (já que RV foi ladeira abaixo)
  • Investimento na reforma (que valorizou meu imóvel), aqui a idéia é incorporar todo o valor gasto (em arquiteto, itens que ficarão no apartamento, entre outras) no valor do imóvel para o momento da venda. Somei então todos esses gastos ao patrimônio (e que obviamente são valores que não vão render). 
  • Amortização das parcelas da casa que vão compondo o valor da casa (financiamento de 10 anos, já paguei 10 parcelas, em torno de 53% do valor da parcela é o que amortiza e esse valor da amortização estou compondo no patrimônio). De novo, esses valores não rendem. 

O que aconteceu então é que obviamente grande parte do meu patrimônio que cresceu ao longo dos últimos tempos foi investido em tijolo e não irá dar rendimentos mensais como costumava dar. A partir de agora devo reduzir o valor investido nisso, mas ainda tenho as parcelas para pagar (afinal, são 10 anos, rs). Pretendo ainda usar o direito de amortizar com o FGTS a cada 2 anos (infelizmente faltam 1,5 anos para poder amortizar de novo, ou seja, isso vai longe...). 

Meu racional então tem sido: tudo que é juros é gasto e não compõe meu patrimônio.  Estou sendo bem justa sobre isso, não quero me enganar. 

Agora, acho que finalmente a partir do próximo mês começo a aportar em investimentos rentáveis. Nem acredito! Apesar dos cartões de créditos estarem altos (depois da reforma, tudo ficou "barato" e abri o bolso, rs), acho que conseguirei pouco a pouco me organizar para ter aportes relevantes. 

Ainda não pensei muito bem na meta de 2023. Eu tinha um número na cabeça (Que obviamente eram os 5MM), mas olhando a atualização do patrimônio agora (que eu não tinha idéia), quero pensar o que faz sentido pra ser realmente desafiador e poder ter um norte de economias (abri muito a mão nos últimos meses, real oficial). 

Além disso tudo, gostaria de ter uma idéia também de quanto meu patrimônio tem rendido de um mês para o outro (perdi referencia, já que muita coisa agora está em ativo imobilizado - a casa). Assim consigo me reorganizar sobre com que dinheiro posso contar caso eu perca minha fonte de renda principal. 

É isso pessoal, foi dada a largada para a reorganização financeira. Por enquanto estou satisfeita com o que tenho, pra quem estava totalmente no escuro, ver "subir"os valores em pouco mais de meio milhão, foi satisfatório. Parece que a bola de neve de dinheiro começa a fazer cada vez mais sentido, mas só terei uma clareza mais forte a partir do próximo mês. 

Vamos que vamos! 

Abs, 

IFM

6 comentários:

  1. Passei pelo mesmo processo. Tinha meu patrimônio todo aplicado em ativos líquidos como renda fixa e bolsa e, há 2 anos atrás, empenhei boa parte dele para adquirir e reformar um imóvel. Não me arrependo. Ter um imóvel próprio confortável é a realização de um sonho. Traz muito conforto para a família. E, apesar de não render juros nem dividendos, tende a se valorizar no longo prazo. Parabéns pela conquista!

    ResponderExcluir
  2. IFM,

    É interessante que quando estamos no começo da jornada aquele papo de "bola de neve" e que o dinheiro começa a criar dinheiro sozinho parece lenda, mas acredito que você traz aqui justamente a prova de que isso é real.

    Concordo com você de que o imóvel é parte do patrimônio e possivelmente uma das partes mais importantes pois todos precisamos ter um lar próprio.

    Não podemos ver como "gastou para comprar casa" e sim como "transferiu parte do patrimônio de ações/títulos para imóvel" no final de contas a maior parte do dinheiro foi apenas movimentado de um lugar para outro dentro do seu patrimônio.

    Boa sorte nos próximos meses.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, IFM.

    Quero muito ter essa sensação de gastar, gastar e quando for ver estar com patrimônio ainda maior.. .rs

    Parabéns pela conquista e resultados.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Paz alegria e conforto é alugar. Qualquer merda que dá é só chamar o proprietário ou mandar a conta.Aluguel pra mim é pagar por um serviço que te dá tranquilidade de nao precisar lidar com manutencao e problemas diários da casa.

    ResponderExcluir
  5. Deve ser muito bom realmente poder comprar um imóvel próprio depois de ter acumulado um patrimônio considerável, e ao invés de fazer um financiamento suicida, a carteira se "recupera" sozinha através dos juros compostos.

    Parabéns pela disciplina!

    ResponderExcluir
  6. Vc é aquele da meta dos 2MM que se tornaram 5MM, depois 10MM depois que nunca vai poder parar pq nao tem o suficiente?
    hahaha bom é ganhar um salário mínimo para nao ter este problema

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)