quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Volta a pessoa sumida

 E aí pessoal, tudo bem?

Por aqui, tudo caminhando. Aos trancos e barrancos da obra, devemos estar chegando aos finalmentes. Não é fácil. Não é fácil porque nesse caminho a gente vai ficando ansioso pra acabar logo. É um caminho mais longo do eu imaginava. 

Eu, que fechei a compra da casa em Março, jamais pensei que todo o processo levaria praticamente 1 ano inteiro. Está sendo um baita aprendizado tudo isso. Aprendizado de paciência, de deixar a parte financeira de lado (o mais difícil para a finansfera), de lidar com pessoas e com coisas saindo do seu controle (perda de material, pessoas entrando em saindo que você nem sabe quem são, arquitetos querendo fazer tudo do jeito dele).

Depois de muita loucura, estou vendo que vou chegar ao fim, talvez ainda este mês. Falta pouca coisa agora: terminar finalização do piso, iluminação e pintura. Perto de tudo que já foi, é quase nada. Aí vem a época da limpeza também e de mobiliar tudo, mas isso deve ser a parte mais gostosa. 

Estou fazendo uma planilha de controle de gastos da obra, assim que ela for 100% finalizada (ou seja, tudo pago), volto a fazer as atualizações mensais, porque aí já saberei que tudo que era gasto com o investimento na casa já foi feito. 

Ah, algo super bacana de compartilhar: fatura do cartão de crédito foi multiplicada por 10x! Sim, nada mais, nada menos do que 10x o que eu costumava pagar. Óbvio que o salário não está sendo suficiente para pagar isso, estou tendo que tirar dos investimentos (super importante a reserva de emergência), mas acho que agora cheguei no ápice dos gastos e a tendência é diminuir a partir das próximas faturas. 

Uma coisa é fato, comprar o imóvel próprio é uma montanha-russa: de sentimentos, de gastos, de relações, de tempo. É importante estar preparado para tudo (e principalmente para o pior cenário), porque ele normalmente acontece e pode te tirar dos eixos. Não é a toa que temos tantos endividados por aí, nessa que deve ser a maior aquisição das nossas vidas, é muito fácil se perder. 

Próximo post espero voltar já aliviada por ter terminado de pagar tudo que era mão-de-obra. 

Abs, 

IFM

2 comentários:

  1. Boa noite IFM! Obra é horrível mesmo...fiquei traumatizado com a última que fiz. Mas o bom é que uma vez feita não que fazer muita coisa mais no apartamento podendo desfrutar dele. Cuidado com o projeto de móveis planejados: estude muitas plantas e faça os móveis não só pensando no hoje mas também no futuro (venda, filhos, etc). Espero que logo você possa olhar pra sua casinha pronta e dizer que valeu a pena tudo que fez por ela! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Morar de aluguel não seria uma alternativa?

    Parabéns pelas conquistas. Sua trajetória nos motiva.

    abs

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)