domingo, 11 de setembro de 2022

Uma nova saga para diversão: eletrodomésticos

 E aí pessoal, tudo bem?

Pois é, uma nova fase, rs. Pra quem está com tempo livre, compre uma casa e verás como ele será ocupado tranquilamente. É impressionante a quantidade de coisas para ver, decidir, escolher e pagar. Estou, na medida do possível, curtindo o momento. Isso quando não estou morrendo de stress com a arquiteta (fala sério, tá aí uma escolha que é primordial fazer bem e eu acho que não fiz). 

Mas vamos lá: ontem comprei adega e cooktop. Esses eu não tinha muitas dúvidas de qual eu queria. Agora ainda falta eu escolher (e peço por favor, opiniões de vocês, rsrs):

 1. Coifa: não tenho muita opção. Preciso de uma de ilha de 90cm. A princípio estava quase comprando a da electrolux, que está uns 3,5k e aí vi uma que chama Gallant Millano e está 1,6k. Sem grandes diferenças entre elas, a não ser a marca mesmo. Estou inclinada a comprar a segunda, mas quero saber se alguém aqui tem alguma experiência ruim. Existem umas outras marcas desconhecidas, mas nada que tenha me brilhado os olhos (seja funcionalmente ou monetariamente).

2. Geladeira: estou entre uma Samsung e uma Brastemp. O que acham?

3. Lava e Seca: mesma coisa, estou entre Samsung e Brastemp. 

4. Forno e microondas: um verdadeiro caos para entrar nas medidas. Se querem uma dica, escolham primeiro os eletrodomésticos que querem e depois falem para a arquiteta encaixar os móveis neles. Eu não fiz isso e agora estou penando com as medidas destes dois. 

5. Lava louças: estou inclinada a ir de Brastemp mesmo.  


Quero fechar logo esses itens porque eles demoram um pouco para chegar. Se tiverem alguma dica, será super bem-vinda neste momento de compras. 

Abs, 

IFM

16 comentários:

  1. Geladeira, para mim, tem que ser inverter. A marca acho que vai mais de experiências passadas.
    Lava-louça? Para mim tudo é OEM, logo qualquer marca "brasileira" vai dar na mesma.
    Faltou a lava-roupa, essa é samsung sem pensar.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite IFM,

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pela compra do seu imóvel. Apesar de muita gente criticar, nada melhor que ter o seu imóvel próprio e com a sua cara. Confesso que quando comprei meu apartamento, os gastos com reforma, moveis e eletrodomesticos foram exorbitantes e algumas coisas valeram muito a pena e outras nem tanto. Montei o imóvel solteiro, mas ja pensando em comportar uma eventual familia mais para frente. Hoje somos uma familia de 4 pessoas. Talvez você devesse levar isso em consideração na reforma e na escolha dos eletrodomésticos. Vou responder por partes.

    1. Coifa: mais importante que a marca da coifa, ao meu ver, é ela funcionar como um exaustor para fora de casa. Caso você faça uma picanha ou uma bisteca na frigideira, irá evitar que o odor de gordura se espalhe pela casa inteira. Caso não haja um buraco na parede da cozinha, converse com sua arquiteta e providencie um. Caso a cozinha seja em "ilha", converse com a arquiteta para esconder sobre o gesso dutos e abra um buraco na parede da cozinha. Compre a coifa mais potente que couber no orçamento. Vale muito a pena o investimento. Tenho uma Brastemp Gourmand antiga de 90cm, funciona muito bem.

    2. Geladeira: Fuja de electrolux. Quebra logo após o término da garantia e te deixará na mão. Eu planejei o espaço para uma geladeira grande, mas hoje, teria deixado espaço para duas menores. Quem tem uma, quando quebrar, fica sem nenhuma. Se tiver duas menores, pode manter uma desligada quando tiver menos comida estocada e caso uma venha a quebrar, terá a outra de backup. Com relação a modelos, tenho atualmente uma Brastemp BRO80AK que atende bem a família em dias normais, mas as vezes falta espaço, além de ter uma distribuição interna ruim. Dei uma SAMSUNG RT53K para minha sogra que apesar de ser menor, é mais bem distribuida que a Brastemp, econômica (inverter) e dá a impressão de ser maior. O problema é que não tem icemaker automático e parece que a manutenção é mais cara (se estragar, jogue fora).

    3. Lava e Seca: tenho uma LG de 11 kg. Funciona bem ha 9 anos. Quando era solteiro, dava conta do recado. Mas agora em 4, é pequena. Além disso, não cabe dentro dela um edredom king size para ser lavado. Quando ela quebrar, vou comprar uma maior. Onde moro, como é quente e seco, raramente uso a função secar.

    4. Forno e microondas: Este eletrodoméstico me arrependi de ter comprado de embutir. Até fica um pouco mais bonito, porem a capacidade do aparelho é muito pequena. Hoje eu deixaria um espaço para comprar um aparelho maior e mais barato.

    5. Lava Louças: tanto faz, mas compre a maior possivel. Aí podera acumular louça do café da manhã, almoço e jantar e se sobrar espaço, poderá colocar os potes e panelas dentro (veja a compatibilidade antes). Tenho uma Brastemp Gourmand de 14 serviços ha 9 anos que nunca me deixou na mão.

    Boa sorte na sua empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário top
      obrigado por compartilhar sua experiência

      Excluir
  3. que diabos é coifa? tão bom alugar e nao ter q se preocupar com estes tipos de coisa

    ResponderExcluir
  4. Não consigo ajudar na seleção dos equipamentos, mas posso dar uma dica sobre a parte elétrica. Estes eletrodomésticos grandes, especialmente os que esquentam, precisam de circuitos elétricos dimensionados para correntes acima de uma tomada de uso geral. Tem que saber onde você vai ligar cada coisa antes de fechar o projeto elétrico. Um bom exemplo são as fritadeira tipo Air Fryer.

    ResponderExcluir
  5. Lava louças Brastemp e Geladeira/Lava-Roupa Samsung (ou LG) que possuem melhor durabilidade e eficiência energética.

    ResponderExcluir
  6. Olá IFM.
    A escolha da arquiteta e da equipe que fará a obra é fundamental mesmo. Como vc, eu também não escolhi bem e acabei pagando o pato como falei a alguns posts atrás.
    Dos itens que você pediu opinião posso falar sobre o cooktop e o forno, comprei da Brastemp e foi uma ótima escolha. No meu caso, eu informei direto pra empresa que fez a pedra as medidas do cooktop e não tive problemas para encaixar.
    Abraços e boa sorte ai!

    ResponderExcluir
  7. Também estou querendo comprar uma lava louças. Creio que vou comprar uma Electrolux com 10 serviços (pra um casal e uma criança acho que isso é mais do que suficiente - não acho que vale a pena comprar uma muito grande, pois vc pode ficar no impasse de ou só usar a máquina quando tiver cheia ou usar a máquina vazia pra ter logo as louças limpas). As lava louças da Electrolux tem uma função de higienizar compras, que vc pode usar pra higienizar as compras do mercado, inclusive as frutas. Essa função vai ser muito útil pra mim.

    ResponderExcluir
  8. Sou meio sequelado por querer tudo de uma mesma marca, já que quer a lava louças Brastemp então eu iria completar tudo com Brastemp lol.

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que não entro aqui...rs...bom ver que vc está bem e progredindo sempre... Difícil opinar sobre eletrodomésticos, pois depende do que você mais utiliza. Exemplo: Tenho uma geladeira Brastemp, mas comprei por causa da parte que faz gelo. Detestava ficar "entortanto" a forma de gelo para conseguir retirá lo...rs...e a geladeira me avisa quando o gelo está pronto. Sugestão: verifique o que é imprescindível para vc nestes eletrodomésticos e as facilidades que deseja ter, isto já ajuda a fazer uma boa escolha...

    ResponderExcluir
  10. Você precisará de ambos? Tem certeza? viva uns meses sem eles, Forno e microondas, depois acrescente o REALMENTE agrega valor à sua vida. "4. Forno e microondas: um verdadeiro caos para entrar nas medidas. Se querem uma dica, escolham primeiro os eletrodomésticos que querem e depois falem para a arquiteta encaixar os móveis neles. Eu não fiz isso e agora estou penando com as medidas destes dois."

    ResponderExcluir
  11. Brastemp é marca do passado. Eletrodomésticos com tecnologia ultrapassada e alto consumo energético. Procure por Samsung e Panasonic que vc não irá se arrepender.

    ResponderExcluir
  12. Lava louças é o eletrodoméstico mais inútil numa cozinha. Ocupa um espaço da porra e na hora de usar é cheio de mimimi. Coloca uma torneira elétrica que quando tiver louça com gordura fica fácil de lavar.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)