sábado, 8 de janeiro de 2022

Dúvida Cruel: qual imóvel comprar?

 Olá pessoal, tudo bem?

Feliz 2022 a todos! Que este ano consigamos concretizar muitos dos nossos sonhos e caminharmos um pouquinho mais em direção da nossa felicidade e realizações. 

E aproveitando isso, queria compartilhar com vocês que de fato estou bem próxima de escolher meu tão sonhado imóvel próprio. Já falei disso em outro post, após os 3MM acumulados, é chegada a hora de realizar um sonho antigo como esse, por mais que não seja uma decisão financeira inteligente. O dinheiro que acumulamos rumo à liberdade também serve para nos satisfazer e realizar sonhos, então, vamos lá. 

Achei 2 casas que gostei muito, de ambas. O problema: um muito mais caro que o outro, para ser mais específica, um é 81% mais caro que o outro. Vou fazer um leve resumo das 2 opções, me ajudem a pensar? rs. 

 

Casa 1 (81% mais cara)

93 m2

2 banheiros + 1 lavabo

Cozinha (com janela) e área de serviço tamanhos grandes

Sala grande

Varanda espaçosa, cabe umas 6 pessoas

3 quartos (1 suíte, podendo até transformar o 2o em suíte também)

Vista ok ++

Bairro com 1 amiga perto

Contém: 4 ar condicionados + Condensador + Coifa + Armários (sem estrutura dentro) 

Espaço do condomínio ok - (piscina coberta bacana, sauna, piscina descoberta não bacana, academia pequena).

Feira na rua (mas não na frente) e restaurantes em volta.

Vou me descapitalizar bem, estimo 2,5 anos para poder voltar ao patamar atual (cenário pessimista).

Necessário reformar: piso, varanda, armários quartos, abertura porta lavabo, um dos banheiros.


Casa 2 (mais barata)

66m2

2 banheiros

Cozinha (sem janela) e área de serviço tamanhos suficientes

Sala muito ok

Varanda menor, cabe umas 3 pessoas

2 quartos (1 suíte)

Vista ok +

Bairro sem amigo nele, mas mais perto de qualquer amigo e perto da família também.

Contém: 2 ar condicionados + condensador + cooktop + forno + geladeira + máquina lava e seca + coifa + armários (estrutura ok, mas necessário trocar as portas). 

Espaço do condomínio muito bom: solarium, academia top, piscina com raia aquecida.

Bairro com shopping e muitos bares, restaurantes, mercados em volta

Não devo me descapitalizar, estimo 7 meses no máximo (cenário pessimista) para voltar ao padrão atual

Necessário reformar: varanda (inclusive fechá-la com vidro), banheiros, porta armários, instalar +1 ar condicionado.


E aí, com qual deles vocês ficariam e por que? 

 

Próximo post posso falar de financiamento. Estou chocada com os números que vi e não quero usar essa possibilidade de forma alguma. Fora de cogitação pagar parcelas mensais cuja amortização vai ser de 10% a 20% do valor. No way! 

Abs, 

IFM



21 comentários:

  1. Olá,

    Bom é um pouco difícil só com as descrições, sou um cara visual kkkk

    Mas eu aparentemente ficaria com o segundo, é mais barato e parece estar com condições bem 'Ok' de funcionamento. Além disso, penso que a diferença de 81% pode ser usada parcialmente para melhorias nesse apartamento e a outra parte pode ser aportada.


    Aguardo novidades.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI!
      Sim, na verdade eu retiraria os 81% dos meus investimentos atuais e demoraria cerca de 2,5 anos para me recuperar. Fico pensando se a casa maior vale tudo isso...
      Vamos ver, devo me decidir nesta próxima semana, mas estou mais inclinada ao menor mesmo.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. A segunda opção parece bem óbvia pelas informações que você colocou IFM. Não vejo nada no primeiro no primeiro imóvel que faça valer a pena uma diferença de 80% a mais.

    Mas essa é uma decisão bem pessoal de qualquer maneira. A palavra final é sua.

    Vale lembrar que você está perguntando isso em um blog focado a finanças, então a tendência mais normal é que o pessoal escolha a opção mais barata mesmo.

    Boa sorte com a compra! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JP!
      Obrigada pelo comentário...realmente o diferencial do primeiro seria só 1 pequeno banheiro a mais, uma cozinha mais confortável, uma varanda também mais confortável e um quarto a mais (que justifica a metragem maior). Mas não sei se pagaria tão mais por conta desses "detalhes".
      Imagino que a tendência aqui na finansfera é pelo de menor valor, se eu tivesse comprando a casa dos sonhos seria uma coisa, só estou comprando meu primeiro imóvel...
      Abs,
      IFM

      Excluir
  3. é muito pessoal, pegaria a casa 2 se for pra analisar assim porque a localização parece melhor e descapitaliza menos

    mas é algo muito pessoal e acho que você tem que se guiar pelas suas escolhas e metas futuras...analise como se fosse um investimento, porque é. E seja feliz, boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VI!
      Ambas localizações são excelentes. Bairros bem parecidos em termos de infra-estrutra. A casa 1 só fica um pouco mais perto de alguns amigos, mas longe de familia e outros amigos...
      Mas em termos de valorização dos bairros, ambas são muito boas. A diferença que vejo é que a 1 está mais "na moda" o bairro, por isso estão "enfiando a faca mesmo".
      Abs, obrigada!
      IFM

      Excluir
  4. Bom dia IFM! Ambas são no mesmo bairro? Qual a diferença do preço do m2 de cada bairro? Ao meu ver metade da análise é localização. Qual dos dois é uma área mais nobre? A segunda área tem algum risco ou grande chance de valorização? Se você está em dúvida é por quê gostou do apartamento...80% de diferença é muito coisa, dessa forma avalie com cuidado...
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VVI,
      Não, são bairros diferentes, mas muito parecidos em termos de infra-estrutura. A diferença de m2 é praticamente +50% na casa 1.
      Ambas as áreas são "nobres" digamos assim. Não consigo opinar sobre chance de valorização, estou escolhendo bairros que tenham boa infra-estrutura e que eu possa viver de forma bastante confortável e com qualidade de vida. Ambos tem isso. O que muda entre eles é a distancia em relação a amigos e família.
      Obrigada!!
      Abs,
      IFM

      Excluir
  5. Nossa, qual o preço desses imóveis? A minha casa alugada eu paguei 74 mil à vista, 88 m2, é lote de fundos, o que da a vantagem da privacidade, em cima, na frente, tem 2 moradores. Tipo condomínio fechado.

    É um bairro de classe média, 5 min do centro de carro.

    A vista é ótima, porque não tem vizinhos nem na frente, nem dos lados, só em cima pro lado da rua. O casal que mora la ta gostando muito.

    Espaço externo é grande. Comprei em 2020, com uma inquilina que já morava la faziam uns 5 anos. Ela saiu, entrou esse casal.

    Até eu tenho vontade morar la um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Não quero comentar preços, acho isso importante pra mim, mas nem tanto para a discussão...depende muito do estado e cidade que moramos...
      Abs!

      Excluir
    2. O preço e a localização é o que mais importa pra uma discussão dessas, não só o tamanho e o estilo dos imóveis rs.

      Assim fica difícil rs.

      Excluir
  6. Do ponto de vista financeiro a segunda opção faz mais sentido, é mais barata e provavelmente atende às suas necessidades de moradia.

    Mas acredito que imóvel para moradia não deve ser pensado como um investimento, por mais que até seja. Se o intuito é morar, se trata de um bem que adquirimos para nos satisfazer, e por isso é algo extremamente pessoal e subjetivo.

    Em situações assim eu costumo me imaginar tomando a decisão mais racional, neste caso a compra da Casa 2, e em seguida me pergunto: será que irei me arrepender por não ter comprado a Casa 1? Ficarei imaginando como estaria na casa mais espaçosa? Pretendo formar uma família maior? Em caso positivo, irei ficar remoendo por não ter escolhido a outra opção?

    Se as respostas forem negativas, vai fundo na casa mais barata. Se forem positivas, talvez a 1a opção faça mais sentido. A decisão não deveria ser apenas financeira.

    Boa sorte!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Compra a mais barata. Se arrepender passou 07 meses coloca pra alugar e compra a outra.

    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que você precisa pensar com carinho como se vê no futuro. Temos que lembrar que dependendo da fase da vida o tipo, localização, etc. podem mudar muito. Jovem solteiro/namorando: um apartamento bem localizado próximo de restaurantes, eventos, próximo ao trabalho. Começar a ter filhos: casa maior, talvez um condomínio com mais regalias para a criança curtir e próximo a boas escolas/creches/cursos. Filhos saindo de casa: apartamento pequeno (mais fácil de limpar e manter) e próximo a hospitais/centros de saúde e aeroportos (para curtir a aposentadoria).

    O maior erro que vejo cometerem é comprar um apartamento achando que aquele tipo de imóvel vai atendê-lo para o resto da vida. Vai que no futuro estaremos morando em outro país ou cidade né?

    Se a opção é pela compra (optei por comprar um pequeno depois de 2 anos visitando muitos), eu acho que um apartamento pequeno bem localizado próximo a área de centros comerciais e gastronômicos/eventos é a melhor coisa. Pois te atende no curto prazo. É bem mais fácil alugar rápido e virar uma fonte de renda. E no futuro pode ser seu apartamento de aposentadoria. Você pode começar com ele. Se no futuro precisar de algo maior, aluga um maior e deixa esse alugado ou airbnb. E no futuro você volta.

    Além disso, acho que vale sempre procurar prédios novos (máximo 10 anos) pois um apto bom em prédio velho é certeza de vazamentos, problemas, a fiação não suportar ar condicionado, não ter espaço para chegar internet fibra ótica, elevadores velhos, etc.)

    Eu diria que a melhor escolha é a que menos te descapitaliza e que é mais fácil em converter em renda passiva no futuro.

    Eu não ficaria só nessas 2 opções. Como não tem pressa, eu teria um hobby no fds de ficar no quinto andar/loft olhando imóveis e visitar o máximo possível até achar aquele que brilha os olhos. No meu caso eu visitei mais de 40 e quando bati o olho no atual, já sabia que seria aquele e já mandei/fechei proposta no próprio dia.

    Se é pra ser o nosso, não pode ter dúvida. Se tá em dúvida é melhor procurar mais!

    Sucesso e acompanho sempre o blog. Parabéns por todo progresso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário Anon. Como te agradecer?
      Eu confesso que já tinha tomado a decisão quando te escrevi, mas você descreveu de forma muito clara o melhor racional pra essa descisão. Obrigada por isso!

      Excluir
    2. Estamos juntos! Sempre tentando contribuir! :). Passei por todo esse dilema recentemente e só coloquei um pouco das ponderações que fiz.

      Obrigado e sucesso!

      Excluir
  9. Esse anon acima sabe tudo. Não é a toa que chegou onde chegou. Rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)