quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Por que manter dinheiro no Brasil?

É meus caros, como estão?

Fiz minha primeira compra de ETF americano. Me senti no mínimo, mais livre. É bom saber que pelo menos com uma parte do capital não estou à deriva, torcendo para o Brasil não me decepcionar. Parem pra pensar: investimos no Brasil porque realmente acreditamos nele ou porque não conseguimos pensar mais além?

No meu caso era a segunda opção. Vejam o que aconteceu com a nossa moeda ao longo deste ano. A tendência a longo prazo é essa. Estar ganhando em reais e investindo em reais é estar à deriva de um país que nunca sabemos o que irá acontecer.

Acordei tarde, com quase 2MM na conta, mas acordei. Comecei a enviar aos poucos meu dinheiro para fora e hoje, depois de muito acompanhar o mercado americano e ver que a tendência por lá (pelo menos em tecnologia) é mais de subida do que de descida, resolvi comprar esse ETF.

Me sinto mais "livre" e protegida. Risco de câmbio não parece mais um grande risco. Nem o risco país. Nem o risco político. Selic a 2%? Mais motivos ainda para não manter mais o dinheiro por aqui.

Estou realmente pensando em ir aportando cada vez mais fora do país e só manter aqui o que já está investido. É o que está na minha cabeça no dia de hoje.

Volto no fds para falar mais.
Abs,
IFM

16 comentários:

  1. Olá IF ou Morte!

    Provavelmente vc deve ter comprado algum ETF indexado ao S&P500. Se o fez, investiu diretamente via corretora americana em cash dólar ou apenas a exposição ao câmbio via ETF brasileiro IVVB11?

    Se fez por corretora americana em ETF dos EUA, apenas recomendo ficar de olho, porque ETFs nos EUA distribuem dividendos, os quais são taxados em 30% de IR na fonte para o leão americano! A opção seria utilizar a corretora I.B e selecionar um ETF ligado a esse índice, porém de acumulação sediado na Irlanda, que não distribui dividendos e evita o domicílio a taxação dos EUA.

    A escolha de diversificar além Brasil, sempre é uma opção prudente! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chimpanzé! Na verdade estou comprando um pouco de tudo (ações, ETFs, reserva de valor). No passado investi em IVVB11, tenho ele na minha carteira ainda, porque não para de subir. Mas vou pagar imposto alto ao vendê-lo, diferente do mercado americano que tem sua isenção em 35 mil reais.
      Eu usei corretora americana mesmo. Estou ok sobre os dividendos americanos, não comprei por isso, aposto mais em valorizações.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. Algum ETF sediado na Irlanda que você sugere? Onde posso conhecer as opções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Que eu saiba, disponível para brasileiros apenas a corretora americana Interactive Brockers (IB) dá acesso ao mercado europeu.

      Uma vez na plataforma da IB, selecionar a opção ETF da Ishares S&P500(as 500 + do mercado americano), domicílio Irlanda e "distribution type" acumulation e não distributing, que nesse caso não distribui dividendos e evita a grande mordida do leão americano.

      Este excelente post do AA40 pode ajudar:

      http://www.aposenteaos40.org/2019/05/maneiras-de-investir-no-exterior.html

      Excluir
    2. Valeu pela discussão pessoal. Eu ainda não estou preocupada com isso, porque estou longe dos 60 mil dólares lá fora.
      Abs,
      IFM

      Excluir
    3. IF ou M, mas os 60k é a questão do imposto sobre herança. A taxação de dividendos em 30% é independente de valor.

      Excluir
  3. Olá, IFouM!

    Eu que estou há 5 mil anos-luz de distância do seu patamar já iniciei meus aportes nos EUA, e o racional é exatamente esse que você descreveu: não querer ficar à mercê (ou pelo menos 100% à) da Terra Brasilis e todas as suas mazelas, que conseguem ser tão ou piores do que a maior crise de saúde que o mundo já enfrentou em seus tempos modernos.

    Para quem já tem valores como o seu acredito que não exista motivos para continuar aportando aqui.

    Abraço!

    http://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal ET! Eu demorei muito para iniciar essa trajetória. No passado tinha fixado o valor de 1 milhão para começar a investir fora. Infelizmente meu perfil de postegar algumas coisas não ajudou. Mas que bom que você começou cedo, acredito que quanto antes melhor! =)
      Abs,
      IFM

      Excluir
  4. " investimos no Brasil porque realmente acreditamos nele ou porque não conseguimos pensar mais além?" - pretendo investir nos EUA quando superar a barreira dos 500k, mas nem tenho vontade de sair daqui
    o brasil é uma bosta, mas é bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant,
      Só pensa que no mercado essa marca que você colocou (dos 500k) não existe. Coloca 1k que seja lá fora. Uma coisa que me arrependo é de não ter começado antes.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  5. É isso aí, só com o primeiro passo que os próximos são possíveis de serem executados =)

    Agora é só ganhar confiança, que pelo jeito vc já ganhou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super EI! O que não podemos é ter uma confiança tão exagerada que nos faz ficar cegos. A idéia é devagar e sempre! =)
      Abs,
      IFM

      Excluir
  6. Tbm tenho interesse em investir lá fora mas ainda me preocupa a parte da herança. Com um patrimônio grande lá fora o imposto sobre herança pode chegar até 40%. Você já pensou sobre isso e fez alguma coisa em relação para se proteger?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Acho que é um ponto super relevante para se preocupar. Mas eu não deixaria de começar por conta disso. Eu não comecei mandando os 60k USD para fora. Estou com bem menos que isso. Chegando perto do valor penso exatamente como fazer. Acredito que a conta conjunta é uma das saídas. Mas realmente não estou com apetite de esperar por conta dessa questão. É muito mais provável que a bolsa americana suba (ou o dólar) e a gente perca dinheiro enquanto vivo do que eu vir a falecer nos próximos meses...
      É assim que tenho pensado.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  7. Olá IFM. É uma grande escolha, sem dúvidas.
    Acompanhei sua entrada no mercado de renda variável, e agora no mercado americano. Também segui este trajeto. É um caminho sem volta.
    Deixar parte do patrimônio em moeda forte é uma estratégia muito sólida. Gerar rendimentos/dividendos em dólar ou euro é sempre uma boa opção, ainda que existam tributações não existentes aqui nas terras tupiniquins, como o imposto sobre herança e sobre dividendos.

    Tenho postado bastante sobre investimentos no exterior ultimamente também.

    Forte abraço, Stark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamos juntos Stark! Vou passar pelo seu blog para dar uma lida! =)
      Abs,
      IFM

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)