quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A vida como ela é!

E aí pessoal, tudo bem?

Confesso que não estou mais tão disciplinada com o blog. Sinto que atingi um momento em que o trabalho importa e sigo me dedicando a ele e, os momentos de lazer, quero desligar e não pensar em obrigações.

Sairam já alguns resultados do ano no trabalho (melhor assim antecipado) e vejo que ainda há um espaço de uns 6 meses de trabalho garantido (rs, na situação atual, é sempre bom se planejar). Tem um assunto específico que se não conseguimos resultado, nada mais importa e você corre risco real de ser desligado por isso. O resultado foi bom, então tenho aí mais os 6 meses pela frente de emprego, rs.

Sim, por mais que minha conta bancária e investimentos crescem (e agora com velocidade menor, porque a Selic não para de cair), vejo que minhas preocupações com emprego, trabalho, dinheiro que tem que entrar, não diminuem. Aí fico me perguntando se o que vivenciamos antes da IF, não é apenas um retrato mais intenso do que de fato seguiremos vivenciando após IF.

Me explico: eu sempre achei que quando chegasse em um patamar X de salário, com um nível Y de conta bancária, eu ficaria mais tranquila sobre trabalho e futuro. Fato é que a tranquilidade aumentou, mas foi muito pouco. Ou seja, cada aumento de "segurança" que eu pareço ganhar em termos financeiros, não aparecem como um ganho real de qualidade de vida e tranquilidade.

Louco isso, não? Mas é isso.

E aí me pergunto: será que ao chegar nos meus sonhados 5M, não vou querer 6M, 7M e assim por diante? Talvez queira. E não sei se terapia ajudará neste caso, rs.

O que vejo é que tenho mudado um pouco minha visão de que há um antes IF e pós IF. Tenho pensado: e se eu demorar um pouco mais para chegar na IF? E se eu não me aposentar na idade que eu quero? E se eu morrer antes disso?

Foi assim que eu decidi curtir meu final de semana, comprar a roupa que quero, fazer a viagem que quero. Sem neuras. Sabendo que isso atrasará marginalmente a chegada da IF. Mas vivendo cada vez mais o hoje. Fazendo o que me faz bem.

É meus amigos, para quem queria os 5M antes dos 35 anos, agora vejo que essa idade se aproxima e cada vez menos tenho certeza que é a hora certa de parar. Nosso cérebro é interessantíssimo e daqui um ano eu posso estar mudando de idéia de novo.

Altos e baixos no trabalho fazem com que eu veja que ele me enlouquece, me deixa triste, desanimada, com raiva. Mas a sensação de conseguir algo, ter sucesso, crescer e se desenvolver é muito boa também. Não há luz sem escuridão, não é mesmo? Não há alegria sem tristeza. A idéia não seria então saber lidar com essas fases de forma mais leve, sem se preocupar tanto enquanto estiver passando por uma fase ruim?

A IF diz muita coisa sobre nós meus caros, muitas coisas.

Abs,
IFM

3 comentários:

  1. 5M antes dos 35 anos? Que neura! Vá curtir também. Vc é muito jovem pra ficar pensando só em aposentadoria e dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Ola :)

    Excelente reflexão. Faz parte do nosso modo de ser, quando atingimos x queremos y, não tem mal nenhum isso acontecer, é sinal que estamos em evolução. Tudo de bom :)

    ResponderExcluir
  3. Chega um momento que todo mundo precisa tirar o pé do acelerador, o momento certo ninguém sabe quando será. As dúvidas de todos são as mesmas... Como será? Será que a quantia será o bastante? Juntei o necessário? O que vou fazer agora?
    A verdade é que realmente ninguém tem certeza pra nada, eu mesmo comecei a investir sem estar pronto pra isso e no meio do caminho fui me aperfeiçoando.
    Começar sem estar pronto é a coisa mais certa a se fazer...
    Abç

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)