quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O gostinho de ter um "bom" montante na conta

Fala pessoal!

Estou sumida, eu sei. Tive um final de semana extremamente bom. Aproveitei sexta-feira à noite, no sábado fui a um ótimo show (que inclusive me lembrou do prazer de ouvir uma boa música) e no domingo fui correr no parque e também acabei vendo mais um show.

Zero trabalho. Zero pensamento em trabalho. Até me esqueci dos meus números de $$$ (que eu vivo martelando na minha cabeça).

E qual foi o resultado? Uma semana revigorada. De verdade, acho que às vezes ficamos tão paranoicos com gastos, com estar sempre controlando nosso dinheiro, cifras e mais cifras, que nos esquecemos que é bom esquecer disso tudo de vez enquando.

Comecei uma semana extremamente relaxada, calma e centrada. As coisas estão saindo melhores do que em semanas anteriores e até trabalhar em casa de noite abandonei. Estou de fato vendo os ganhos de aproveitar a vida e não somente pensar em dinheiro.

Nesta semana não sei nem o quanto meu $$$ está rendendo. E de verdade, parece ser bom não saber e não ficar tão controladora.

Por outro lado, estou em momentos de indefinição no trabalho. Reestruturação à vista e não sei o que vai acontecer comigo. E é por isso que resolvi escrever sobre o gostinho de ter um bom montante na conta.

Meu chefe veio falar comigo sobre a estruturação me oferecendo uma vaga que eu não quero. Depois de pensar, estou prestes a dizer: esta vaga eu não quero. E sabem porque eu posso dizer isso? Porque apesar de não ter chego à IF e nem mesmo ao 1M, eu sei que vou chegar. Sei que minha situação não é alarmante e que não vou passar fome se sair hoje do emprego. E essa sensação é MARAVILHOSA.

É claro que o montante que tenho hoje não me deixa 100% tranquila, mas é bom saber que o máximo que vai acontecer caso eu saia hoje do trabalho, é atrasar meus prazos para chegar no milhão e na IF. E tudo bem.

Com a renda passiva de hoje (em torno de 2.5k, já descontados inflação, considerando a TSR), eu consigo viver não de forma 100% confortável, mas consigo viver. Não será o fim do mundo.

Por isso, no final do dia de hoje vou falar para ele que NÃO QUERO. E ele que terá que se virar para tomar a decisão que for melhor para a empresa. Quando a gente se sente seguro, a gente toma as decisões que são melhores para nós e não o que a empresa quer que a gente decida. E isso muda tudo na nossa vida.

De verdade, não tem algo que me dá mais prazer em toda a história de acumular para a IF do que ser a dona do meu caminho, em não precisar me sujeitar ou me influenciar pelos outros. Em ter foco e saber exatamente o que quero e poder traçar meus passos de forma a chegar lá.

A vida pode até te oferecer surpresas e não podemos controlar 100% o nosso destino. Mas podemos sim, ter escolhas que nos levem aonde queremos chegar.

E é isso que desejo à toda a finansfera! Que acumulemos e tenhamos paciência e sabedoria para fazermos da nossa vida, uma vida melhor com os acúmulos de $ que temos!

12 comentários:

  1. Muito bem DIL!

    Essa sensação de liberdade não tem preço! (quer dizer, tem preço sim: meses/anos de aportes constantes)

    Você pode até não ter alcançado o nível de independência financeira que almeja, mas já é independente financeiramente, caso contrário não teria tomado tal decisão!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe SM, tem um preço e ele é grandinho tbm, mas vale a pena!
      Ainda nao me considero tão independente assim, porque penso muito nas consequencias financeiras. Se eu não pensasse, aí me consideraria...

      Obrigada pela visita! Abs

      Excluir
  2. Liberdade é poder dizer foda-se :)

    ResponderExcluir
  3. Falou dois pontos muito importantes

    o equilibrio entre aproveitar o agora e poupar para Independência financeira, ambos são importantes.

    o dinheiro que a gente acumula nos dá liberdade de fazer escolhas que de outra maneira não "poderíamos" fazer

    Abraço e bons investimentos


    ResponderExcluir
  4. Boa,

    eu tenho exatamente essa mesma sensação. A empresa não valoriza, então tb não tenho incentivo a me esforçar pela empresa. E isso só é possível pelas reservas que tenho. Se sair, por mais que não seja possível viver com um super conforto, dá pra ter uma certa tranquilidade enquanto vejo os próximos passos.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato ED! Acho que é exatamente para não ter esse tipo de desespero que estamos nessa jornada, certo?
      Antigamente eu aceitava praticamente qualquer coisa, com o grande medo de me prejudicar financeiramente...foi esse tipo de sentimento que me incentivou a buscar a IF!
      Abs!

      Excluir
  5. A IF ou a busca dela não traz apenas a não necessidade de trabalhar, mas sim a possibilidade de dizer “não”.

    Não tem sensação melhor.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho VDC! Isso é muito bom e muito importante na vida de qualquer um! Pena que muitos preferem o "prazer imediato" à ter foco e poder depois fazer escolhas melhores...
      Abs!

      Excluir
  6. Oie! Muito pertinente e sensato esse post! Vc ganhou mais alguns pontos aki comigo kkk
    Tb tenho uma boa reserva financeira e esse sentimento de poder dizer NÃO para o chefe sem medo algum de como se manter, pagando as contas do dia a dia, é ótimo.

    PS: já que vc não disse seu Estado num outro comentário meu, o jeito é ir juntando algumas dicas que vc escreve nos posts...kkk ah, qual o seu estilo de música preferido mesmo? =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudio!
      É ótimo! Tenho um monte de amigas que preferem gastar em várias "brusinhas" e que se sujeita a dizer sim para chefes (por medo de não conseguir pagar o cartão de crédito no final do mês). Acho importante mostrar aqui que essas "brusinhas" (só um exemplo, claro que 1 blusa não vai fazer tanta diferença) custam o preço da liberdade de escolha!
      ps.: gosto de vários! hehehe
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)