domingo, 30 de julho de 2017

Pegadinhas do dia-a-dia

Recebi uma correspondência (quase nunca recebemos cartas hoje em dia, né? estranho!) no início desta semana. Na correria do dia-a-dia, coloquei na bolsa e pensei: leio mais tarde. O dia passou e não li. Abri a bolsa no dia seguinte e resolvi abrir. Adivinhem? cobrança. ($$$$).

Eu assino umas revistas faz quase uns 3 anos. No meu antigo trabalho fizeram um bom desconto e eu "entrei nessa" porque achava que valia a pena. Algo em torno de 12 reais por mês cada uma delas, por 12 parcelas e você recebe 24 edições. Uma revista que hoje nas bancas custa uns 20 reais e que sai uns 6 reais cada edição para você, achei que valia a pena. Assinei.

Qual a minha surpresa quando vejo que na correspondência dizia que chegou o momento da renovação e que se eu não cancelasse a assinatura até dia 31/07 (sim, amanhã, rápido assim), ela seria renovada automaticamente com o número do meu cartão de crédito? Pois é.

Peguei minhas faturas do cartão e fiz umas contas. Eu tinha assinado 3 anos atras e feito uma renovação por mais 2 anos no ano passado. Logo, a renovação deveria ser ANO QUE VEM. Por que eu estava recebendo essa correspondência neste ano?!?!?! Indignação no ar.

Entrei em contato com o número que havia na correspondência. Tive que achar um espaço no horário comercial para falar com um atendente. Achei. Conversa no telefone:

(Eu): Oi, recebi uma correspondência sobre renovação, mas acredito que minha data de renovação seja somente no ano que vem.

(Atendente): Oi, me passe seu código de assinante (detalhe, você já passa o CPF para ser atendido).

(Eu): aqui está.

(Atendente): Aguarde um momento, vou verificar.

(Eu - 5 minutos depois): Alô? Você está aí?

(Atendente): Sim, aguarde mais alguns minutos que eu ainda estou verificando.

(Eu): ok.

(Atendentente - depois de no total 10 minutos de silêncio): Oi fulana. Você tem certeza que não recebeu 24 edições? Sua renovação consta aqui como no ano passado, mas às vezes os clientes pedem para receber edições duplicadas.

(Eu, perdendo a paciência): não minha senhora, não recebi edições duplicadas.

(Atendente): Bom, então de fato houve um engano. Desconsidere esta correspondência, sua data de renovação está errada no sistema e eu vou colocá-la para o ano que vem.

(Eu, já com mil coisas na cabeça): Ok, mas se houve cobrança indevida no meu cartão, como devo proceder?

(Atendente); Anote o número do protocolo: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.

(Eu): ok, obrigada.


Fico imaginando um pai de família que recebe 90 boletos por mês para pagar e tem tanta conta na cabeça que JAMAIS vai lembrar quando renovou sua assinatura de revista. O que acontece com ele? Paga. E a empresa de revistas fatura aí uma boa grana com os 60% (ou mais) desavisados e descontrolados de suas finanças. Não, eu não acredito que isso seja "erro de sistema". Acredito que é pura sacanagem e má-fé da empresa que me enviou a correspondência.

No fim das contas, devo admitir que nem tenho lido as revistas. Como está pago, vou deixar até o fim do contrato, mas no final vou cancelar a assinatura. Uma empresa com esses valores, não merece ganhar meu dinheiro.

E você, tem ficado atento com as pegadinhas do dia-a-dia? Vejo bancos, supermercados, entre vários outros tentando nos enganar diariamente e se não ficamos espertos, perdemos nosso dinheiro facilmente para eles.

O caminho para a IF não é somente ganhar e guardar dinheiro, mas ficar muito atento para que pequenos e grandes valores não vão para o ralo por puro descuido!

3 comentários:

  1. O setor de telefonia é campeão desse tipo de problema.
    Outro ponto recorrente no Brasil é o fato de empresas dos mais variados setores diminuírem o conteúdo de seus produtos, mas não diminuírem os preços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, bem bacana seu blog. Acompanho alguns blogs de investimentos mas hoje foi a primeira visita ao seu.
    Vc é de qual estado?
    Bom, tb adoro viajar e escutar música. Ah, e tb estudar sobre investimentos. Assim como vc, já fui muito fã de RF, chegando a ter uma composição de 95% na carteira. De fato, nos 2 últimos anos foi ótimo ter LCA/LCI/LC/CDB de bancos pequenos, mas com a queda constante da selic, estou estudando desde o inicio do ano outras possibilidades (ex. fundos de investimento multimercado.
    Se me permite, vou tentar passar por aqui mais vezes =)
    Até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio!
      Obrigada, que bom que você gostou! =)
      Prefiro não falar meu estado. Você tem algum blog? Depois passa aqui para dar umas dicas de fundos! E fique à vontade para sempre retornar, claro!
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)