sábado, 17 de junho de 2017

Status e Dinheiro

Feriado! Que maravilha! Um tempinho a mais para colocar as pendências em dia e aproveitar o que tem de bom na vida: tempo livre! =)

Mas vamos ao assunto deste post: status. Vocês já repararam como o status nos atrapalha no caminho para uma vida mais saudável financeiramente? Outro dia parei para pensar nisso, porque passei por uma das inúmeras situações que passamos quando estamos no caminho da independência financeira e queremos usar o dinheiro de forma mais racional possível.

Estava eu no shopping e meus amigos todos óbvio que possuem o Sem Parar. Isso evita que eles tenham que parar 30 minutos para pegar um ticket do estacionamento e outros 2 minutos para pagar em um desses totens eletrônicos. Pois bem, fui parar os 2 minutos para pagar meu estacionamento e aí começou: "noooooossa, você ainda não tem Sem Parar?" e também os "Nooooosssa, mas como é mão de vaca mesmo ein!!!". Rs. Eu dou risada.

Dou risada porque essas mesmas pessoas que se "gabam" de ter o bendito do Sem Parar são as que estão comprando apartamento financiado em 35 anos. São as que já compraram apartamento financiado e estão comprometendo 50% ou mais da sua renda com as prestações, condomínio e etc. São aquelas que falam que não podem viajar, porque estão "sem dinheiro". Mas logicamente, como menina educada, não estou jogando isso na roda quando estou pagando meu ticket. Pago e saio tranquilamente do shopping, pensando que isso pode ser um tema para meu próximo post.

Pagar o ticket do shopping ainda é algo raro para mim. Eu odeio gastar dinheiro em estacionamento. 80% das vezes eu encontro uma vaga próxima do estabelecimento e faço uma caminhada de 5 minutos que faz muito bem à saúde. Enquanto a maioria da população está parando nos vallets e pagando 25 reais para que o automóvel também esteja estacionado na rua. Mas, parar no vallet é "chique". Ninguém quer sair de um bar e falar que vai caminhar 5 minutos até o carro. A chance de você ter olhares em sua direção de desaprovação e comentários sem noção, são enormes! Só os fortes conseguem passar por isso! rsrs.

Quis dizer alguns exemplos para mostrar que no nosso caminho para a IF, teremos que passar por cima de status e egos para conseguir chegar mais rápido onde queremos. E honestamente, depois de um tempo vemos que no futuro nós continuaremos sem querer pagar mensalidades inúteis e vallets exorbitantes. Pra quê, não é mesmo? Você já superou seu ego, seus amigos já sabem que você gasta dinheiro de forma consciente (o que eles chamam de mão de vaca) e você já se acostumou a tudo isso. Por outro lado, você está comprando carros à vista, apartamentos pela metade do preço que eles pagam (afinal, 50% da prestação é juros, se não for mais!!!) e você depois de tudo isso ainda consegue viajar para lugares belíssimos e jantar nos melhores restaurantes. Sabe aqueles vallets que no final do mês representam mais de 100 reais em gastos? Pois bem, eles renderam juros e agora você pode viajar! Life is good!

Então, sejamos fortes. O caminho da IF é árduo, mas mais árduo é um caminho do status com prestações exorbitantes e dívidas batendo na sua porta constantemente. Ou o que eu acho ainda pior: a obrigação de trabalhar para sempre. De morrer de medo que no próximo corte seu nome esteja na lista. De engolir sapos e mais sapos, afinal você "precisa" daquele emprego. E de não conseguir deitar a cabeça no travesseiro pensando que na última reunião você se deu muito mal e pode ser demitido no próximo ano.

É, status não é absolutamente nada, quando você tem um objetivo e dia após dia, ele está cada vez mais perto!

Aproveitem o restinho de feriado! E bora fazer umas continhas na planilha de planejamento financeiro... ;)

11 comentários:

  1. Olá IFM! hehehe
    Pelo visto sou um dos primeiros a comentar aqui!

    Muito interessante seus relatos, já li todos e me identifiquei neles!

    Fiquei curioso para saber quanto você tem em carteira (lendo isso, soou entranho, mas acho que vc entendeu);

    Seja bem vinda!

    Eu to muito acostumado a situações como esta. Confesso que as vezes "me dá uma pequena raiva", e tento não jogar umas verdades na roda de amigos, mas sempre (na maioria das vezes) dou uma respirada e dou risada da situação, pois é bem isso que você comentou. Eles vivem na Caverna, e não viram (e muitos nem vão ver) a luz ainda...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Pobre Japa!
    Você é sim, estreou minha parte de comentários! Estou planejando em um dos próximos posts começar a divulgar minha carteira e minha estratégia de investimentos, assim te respondo de forma mais completa! ;)
    Sim, ainda vamos dar muitas risadas no futuro! hehehe
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Desejo sorte em sua jornada. Sempre bom ter uma presença feminina na comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá IFouM.

    Coincidentemente vislumbramos o mesmo 1 milhão. Sempre tive essa quantia no meu imaginário. Acho que todos são assim.
    A diferença é que eu não tinha interesse por finanças, perdi muito tempo por conta disso mas, vou tentar recuperar o tempo perdido.

    Legal o nome do seu blog kkkk.
    Grato por achar o meu blog "tão bonito"...kkk
    Deixei lá algumas dicas que vc pediu.
    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Abs.
    EQRP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi EQRP!
      Também acho que a quebra da barreira do milhão é a mais significativa. Espero que depois dela, os próximos milhões sejam menos "sofridos"...hehehe
      Vou passar lá depois e dar uma olhada nas dicas! Super obrigada!
      Abs,
      IFM

      Excluir
  5. Status é algo que pesa muito pra muita gente. O tal do que vão pensar de mim é algo que governa a vida de muitas pessoas.
    Quanto mais desapegado disso a pessoa for, mais fácil será dela ser simplesmente ela/ele mesmo, sem máscaras.
    Acho que pra quem convive num ambiente de trabalho onde muitos colegas tem uma origem mais rica ou são de fato mais abastados pode gerar uma insegurança muito grande em quem se importa muito com status.
    Com relação a engolir sapos, difícil em algum ou outro momento isso não acontecer, nem sempre vamos gostas de nossos empregos, chefes, colegas etc. Como nem sempre vamos concordar com o comportamento de outras pessoas, cabe a nós na medida possível procurar o melhor pra nós mesmos.
    Pela parte dos investimentos, lamento que a Renda Fixa esteja minguando, os seus juros compostos são ou eram o principal caminho de investimentos da blogsfera e da maioria dos brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,

      É isso aí, o que importa mesmo é sabermos quem somos e onde queremos chegar e seguir em frente, no matter what. Sobre a RF, não vejo ela como totalmente "minguada". Pensemos pelo lado de inflação cada vez mais baixa (mês passado deflação) e estamos com rendimentos reais altos ainda. A partir do momento que os rendimentos reais cairem, aí de fato será necessário repensar a estratégia.

      Excluir
  6. IFM,

    Vc falou e disse tudo... as pessoas nos reprovam pela nossa postura consciente, mas depois invejam a nossa liberdade financeira e as nossas possibilidades...

    Temos q ter muito equilíbrio e controle pra ignorar essas situações...

    Abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim PD7! Quantas vezes não me chamam de pão-dura! rsrsrs, por isso seu blog tem um nome ótimo! kkk
      Eu aprendi desde cedo a não ouvir essas coisas, pq no final das contas, ngm está pagando nada para nós, certo? Então, nosso dinheiro, nossas escolhas, opiniões alheias não importam!
      Abs!

      Excluir
  7. E como é difícil segurar a vontade de jogar "a bomba" na roda, né!? Mas tranquilamente (pelo menos por fora) nos seguramos, sorrimos e seguimos adiante com nossos projetos de Independência Financeira. Ótimo texto!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)