sexta-feira, 16 de junho de 2017

Planejamento - por que ele é tão essencial?

Às vezes leio que sem planejamento a gente conquista nada ou muito pouco. Sempre duvidei disso, afinal, não achava que teríamos que escrever no papel (ou em uma planilha) algo para de fato conseguirmos atingi-lo.

Desde o colégio, quando eu decidi que ia ser milionária (rs), eu tinha meu planejamento "mental" (sem colocar no papel): eu ia guardar o máximo de dinheiro que eu poderia até atingir o patamar que eu desejava. Isso de fato aconteceu, entrei na faculdade e quando consegui começar a trabalhar como free lancer eu comecei a guardar tudo o que eu poderia de dinheiro. Logicamente que no começo não foi muito, mas de fato comecei a transferir para a poupança as pequenas quantias que eu conseguia.

Quando comecei a estagiar e fui efetivada, continuei com essa estratégia de guardar tudo o que eu poderia na poupança. Acho que isso nunca me levou a lugar nenhum e eu só fui reparar nisso, quando mudei de emprego.

Quando mudei de emprego, passei a ganhar mais e aí de fato me dei conta que tinha passado os ultimos 5 ou 7 anos guardando migalhas. Migalhas porque eu não tinha um objetivo. Algo aconteceu com essa mudança que eu comecei a olhar mais de perto 2 pontos:
1) como eu poderia aproveitar melhor o dinheiro que eu estava conseguindo guardar (melhor rentabilidade)
2) como que eu poderia guardar de fato mais dinheiro (maximizar meus aportes)

Com os 2 pontos acima eu comecei a planilhar meus objetivos e a me interessar mais em assuntos de rentabilidade e maximização de aportes. Com a planilha me mostrando mensalmente o como eu estava evoluindo (ou não), senti que tinha alguém fazendo "pressão" para que de fato os números evoluíssem. Parece alguma conversa para fazer "boi dormir", mas de fato não é. Foi a partir desse momento que eu tirei meu dinheiro da poupança e comecei a ver outras possibilidades mais rentáveis. Foi a partir desse momento que eu comecei a me focar como nunca na minha carreira e comecei a receber promoções e aumentos, até mais de 1x ao ano.

E aqui estou, 2 anos depois, contando para vocês que consegui quase quadruplicar meus valores em 2,5 anos. Isso significa que estou muito perto do meu objetivo inicial (ano que vem no primeiro semestre sei que vou atingi-lo) e ao mesmo tempo, deixei meus objetivos mais parrudos.

Não quero mais apenas me tornar milionária. Quero viver dos meus ativos. Quero deixar de trabalhar quando eu sentir que a hora chegou. Não quero mais depender dos outros. E isso é incrível.

Às vezes paro para pensar que se eu tivesse estabelecido objetivos e me planejado desde o início, eu já teria uma quantia incrível de dinheiro. Se em 2 anos minha vida mudou tanto, imaginem em 5, 6 anos. O planejamento faz algo incrível por nós mesmos. E é uma delícia planejar e ver que estamos conseguindo alcançar o que queríamos. Experimentem para ver e crer.

Mesmo sem ter me dado conta disso há 6 anos atrás, sinto gratidão por ter iniciado nesse jornada há 2 anos. Me sinto empoderada e sei que enriquecer de fato é uma questão de escolha e planejamento. E você, o que está fazendo hoje para concretizar seus objetivos?


3 comentários:

  1. O mais importante você já faz, que é gastar menos do que ganha e conseguir economizar. Isso por si só, já nos separa da grande esmagadora maioria da população, todo mundo tá sempre atolado em dívidas e raramente pensa no amanhã. Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Thiago! Mas para chegar na IF de fato temos que fazer muito mais que a "maioria da população". É um caminho árduo no início, mas prazeroso quando começamos a ver as cifras aumentarem né?
      Sucesso para você também!

      Excluir
  2. Por favor faça posts sobre como fazer planejamento com dicas. Sucesso sempre

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)