domingo, 4 de abril de 2021

Aportes vs Rentabilidade e a minha relação 1:3 e 70/30

 Olá pessoal, tudo bem?

Parei para fazer uma conta que há algum tempo me faziam e vira e mexe me fazem novamente. Afinal, de tudo que o seu patrimônio cresce, qual seria a proporção de aportes e rentabilidade? 

Pois bem, quando a Selic era alta, eu já tinha feito essa conta e visto que em torno de 1/3 era o que rendia meu capital e, portanto, 2/3 era o que eu aportava. Ano passado com a baixa incrível da Selic, nãoa consegui refazer essa conta, porque não acompanhei muito bem meus números de aportes. 

Eis que fechamos um trimestre e parei para fazer a conta agora em 2021, ainda com Selic baixa e com um controle maior das minhas finanças do que no ano passado. 

A verdade é que a proporção se manteve! Exatamente 32% do que meu patrimônio cresceu neste ano foram rendimentos e 68% foram aportes. Ok, não são os 33,3% e 66,6%, o peso está ligeiramente maior para aportes, mas ainda assim algo bastante próximo a isso. 

O que podemos concluir é que quando eu finalmente chegar nos meus 3MM, 2MM foi advindo de puro suor e lágrimas e 1MM terá sido dos rendimentos, mesmo com uma alocação super conservadora como a minha, com grande parte do patrimônio em RF e mais recentemente arriscando uns 10% - 15% do patrimônio em RV (contando aí ouro e bitcoin também). 

Parando para pensar, é isso que podemos considerar no mês a mês. Óbvio que existem ganhos extraordinários de outras rendas e outros momentos, então se eu fosse arredondar, eu diria que teríamos uns 70/30 de relação. 

Acho que é algo válido de compartilhar, porque vejo "novatos" pensando que investimento = milagre. Investimento = dobrar patrimônio. Eu não quis "pagar para ver", ou pegar atalhos que até poderiam levar a esse resultado. Para mim consistência foi o que funcionou e seguirá funcionando. Ganhar mais e não cortar o café é o que tem se mostrado importante. 

Abs, 

IFM

17 comentários:

  1. Boa noite IFM! Obrigado por dividir essas informações! Incrível a manutenção dessas taxas com tanto investimento em RF! A maior parte ainda estão com as elevadas taxas do passado ou já estão com as taxas corrigidas pós Temer? E internacional? Investe em algo internacional fora Bitcoin? Investe normalmente diretamente nos ativos (CDB, LCI/LCA/CRI/CRA,DEB,etc) ou via fundos? Um grande abraço! Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,
      Tem um pouco de tudo! Tudo mesmo, até Picpay a 210% (agora 150%).
      Acho que os rendimentos fora do comum são bitcoin e ações no exterior mesmo.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. Muito interessante, IFM!

    Agora fiquei com uma dúvida: quando você diz “rendimentos”, você se refere aos dividendos + valorização dos ativos? Ou somente os primeiros?

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me refiro a dividendos + valorização ET. Ou seja, quando pego meus saldos nas contas atualmente, os valores que tenho lá.
      Abs,

      Excluir
  3. O aporte é o ponto mais importante. O aposente cedo fez um post provando isso outro dia, dá uma olhada.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela coragem de se manter firme na renda fixa enquanto todos os modinhas pularam na bolsa e agora estão amargando e vão amargar muito mais ainda.
    Só achei 32% de crescimento apenas neste ano um tanto alto hein, são mais de 10%ao mês é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É 32% do crescimento do patrimônio, não 32% de crescimento

      Excluir
    2. Correto Anon 2, estou falando de que de todo o meu crescimento de patrimonio que foi X (nem vi quanto foi), 32% dele é valorização de ativos/dividendos. O restante foi aportes.

      Excluir
  5. Você chegou a fazer especialização ou é formada por alguma faculdade top?
    Pergunto isso porque gostaria de saber se esse tipo de formação realmente faz muita diferença em aprendizado e abertura de portas no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou formada em nenhuma faculdade top e nem tenho especialização na Nasa (rs), não. Infelizmente o blog não mostra porque criei ele um pouco "tarde", mas a verdade é que meu inicio de carreira foi difícil, ganhando bem pouco e eu abdiquei de muitas coisas para poder ir aumentando meus aportes. Eu devo todo o crescimento a suor, sangue e lágrimas mesmo, coisa que 90% da população não está disposta a fazer.
      Abs,

      Excluir
    2. "coisa que 90% da população não está disposta a fazer"

      espero que esse tipo de comentário seja ingenuidade, pq se for consciente é muita c4n4lh1c3... quer dizer que a pobreza é uma escolha? as pessoas gostam de ser pobres pq "melhorar dá trabalho"? pelo amor de deus... larga mão desse pensamento liberal que coloca toda a desgraça nas costas do indivíduo... não é que não se tem disposição, não se tem condições e possibilidades MATERIAIS de fazer e realizar... saiam do próprio umbigo e desse mundinho idealista e olhem para a realidade

      Excluir
  6. Olá IFM, bom dia

    Muito interessante seu post.

    Fiz uma simulação no meu portfólio e no acumulado até 2020 ficou 42% rendimentos e 58% aportes. Mas o interessante é que fiz um gráfico anual e o percentual de rendimento continua subindo ano após ano. Como ilustração, em 2010 foi 32,6%.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)