sábado, 9 de fevereiro de 2019

A importância da mente na caminhada rumo à IF

Olá pessoal, tudo bem?

Confesso que o que me motiva a escrever hoje são os comentários do post passado. Ia até comentar como foi minha semana, mas vou fazer isso rapidamente e voltar ao foco do post, que são de fato os comentários que estive lendo e respondendo há pouco.

Minha semana foi muito intensa. Infelizmente não consegui parar de trabalhar no horário que me propus no início do ano, pelo menos 3x na semana. Trabalhei bastante, estou em uma época que é necessário e sai apenas 1 dia no meu horário normal. Por outro lado, consegui ir no médico que eu tinha agendado para esta semana e consegui também ir ao dentista. No médico voltarei daqui 6 semanas e no dentista voltarei na semana que vem e no final de fevereiro também. Tudo bem no âmbito das metas da saúde!

Voltando aos comentários, que me motivam a escrever: minha primeira impressão foi "UAU, como temos 2 perfis bem diferentes de pessoas que leem os posts"! E é incrível como cada um enxerga e interpreta o post à sua maneira, à sua luz e ao seu jeito de levar a vida. Explico um pouco mais.

Os 2 grupos são:

1) O grupo determinado à chegar na IF: são aquelas pessoas que ganham de 500 a 100.000 reais, tem seus diferentes contextos, diferentes dificuldades e obstáculos, mas já está com a mente na IF. Vai fazer ser possível. Está traçando seu caminho. Está evoluindo. Sabe que a IF é para ela. É determinada, focada e vai chegar lá. Nos seus diferentes tempos, nos seus diferentes valores. São pessoas que não dão desculpa, não gastam energia invejando ou explicando porque elas não conseguiriam chegar no mesmo patamar, preferem focar a energia em aprender e fazer acontecer.

2) O grupo da mentalidade perdedora. São pessoas que sempre arranjam uma desculpa para falar que o outro tem uma condição melhor que ela. Que o outro tem mais sorte. Que o outro tem melhores contextos. Que o outro não sabe o quanto ela é "coitadinha". São pessoas que acham que todos os outros vieram de uma condição muito superior e que a condição dela é sempre a pior. Seus problemas são maiores. Seus obstáculos são maiores. Pessoas focadas em enxergar o que falta na vida dela e o que não faltou no do outro. Pessoas que gastam sua energia em criticar e dizer o porquê não podem chegar lá. Invejam, se explicam, criticam, e colocam o "não" na frente.


Confesso que estou chocada. Sempre li e ouvi falar desses 2 grupos na vida em geral, mas nunca pensei que isso faria tanto sentido à luz da caminhada da IF. Gente, grande parte da caminhada está na sua vontade, na sua MENTE, no seu FOCO! Se você veio a esta vida para ficar se explicando, arrajando desculpas para não chegar em algum lugar que você quer, fique aonde está!

Cada um de nós que está nessa finansfera, tenho certeza que veio de condições bastante ostis, batalhou muito, colocou algo na cabeça e fez acontecer, de um jeito ou de outro. Se você não se encaixa nesse perfil, não está disposto a reprogramar a sua mente, a rever seu conceito e a dizer "sim, vou chegar lá!", esqueça. Você não tem o essencial para chegar lá que é acreditar em você!

Vejam, eu sempre quis a IF, mas sempre achei que seria muito difícil. Eu mesma me supreendo quando faço um balanço patrimonial e vejo onde estou chegando e o quão rápido. Eu nunca imaginei chegar tão rápido no lugar que eu estou. Mas cheguei pois FOQUEI muito. Abri mão de muita coisa. Mudei minha mentalidade e passei a acreditar que era possível. Dormi pouco, trabalhei muito, priorizei. Revi meus conceitos. E quanto mais eu evoluia, mais eu via que era possível e essa energia boa me retroalimentava a ir mais longe, a querer mais e mais rápido. Olha onde eu cheguei!

Então, mudem a mente e comecem. Comecem e parem de arranjar desculpas. Esqueça se você foi o mais azarado da vida e não teve condições. Em todas as profissões você pode se destacar. Há pedreiros que ganham mais de 10 mil reais por mês. Há cabelereiros que fazem muito dinheiro. Tenho uma amiga que o marido é Uber, trabalha MUITO, mas está fazendo bastante dinheiro e se realizando nisso também.

APENAS PARE. Pare de arranjar desculpas. Pare de achar que os outros tiveram mais sorte. Pare de achar que você é o mais azarado. Pare de achar que a sua condição é pior. PARE!!!!

Eu queria deixar esse alerta aqui, porque é muito triste ficar vendo essas pessoas gastando energia no pessimismo, na crítica, na inveja. É um desperdício de vida. É a sua única vida passando por você e você desperdiçando. Chego a dizer que é pecado.

Espero que este post te ajude, a você que tanto criticou posts meus de "vitória", eu do fundo do meu coração espero que isto sirva para te abrir os olhos e a MENTE.

Abs,
IFM

26 comentários:

  1. O que é pior para alcançar, de 0 à 100 mil ou de 100 mil à 1 milhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo é sempre pior Anon. A impressão que dá é que você está evoluindo a passos de tartaruga. O importante é lembrar que conforme os valores se acumulam, mais fácil e mais rápido fica a evolução.

      Excluir
  2. O que pensa do feminismo?

    ResponderExcluir
  3. Qual seu perfume masculino preferido?

    ResponderExcluir
  4. Enquanto não mostrar as boletas dos investimentos será apenas mais um fake.
    Até o presente momento estou vendo uma carteira que rende mais que a do fundo verde, com pouco dinheiro aplicado, inadmissível a pessoa aplicar em renda fixa boa parte do patrimônio e em época de taxa de Selic a 6,50% ao ano ter quase 1 por cento ao mês de valorização disso.
    Repito novamente Boleta de investimentos ou blog fake, eis a questão...

    ResponderExcluir
  5. Queria ajudar a alma mais linda da finansfera a sair no horário. Vamos tomar um café no fim da tarde?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse mindset. Com certeza, o pensamento transforma o sujeito. Faz com que ele tenha atitudes positivas e que o levam à seus objetivos.

    Me fez lembrar do livro "O segredo de uma mente milionária" que fala exatamente isso. A pessoa com o pensamento perdedor, terá atitudes perdedoras. E isso não é somente com as atitudes conscientes. Até na historia da pessoa, suas experiências e pensamentos inconscientes fazem com que a pessoa tenha sucesso ou fracasso.

    Todo objetivo deve começar na mente. Pensamento positivo, sempre.

    Parabéns pelo post.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Espero fazer parte do primeiro grupo, rs.

    Mas não foi sempre assim. Já me fiz muito de vítima, de coitado, de que a vida não me dava oportunidades e etc. Sabe o que consegui?

    Absolutamente nada.

    Descobri um ano e meio depois de uma oportunidade nessa época que eu me fiz de vítima.

    Existem duas realidades na nossa vida: o que somos de verdade, e como vemos nossa realidade. As vezes nossa visão de nós mesmo é tão distorcida que não conseguimos enxergar nada além disso. A mente acaba ficando preso num loop daquilo que é familiar pra ela.

    No caso de quem se faz de vitima: loop de coitadismo, de falta de oportunidade, de a vida dos outros é mais fácil, etc.

    No caso quem pensa em crescimento: loop de enxergar oportunidades, conhecer novas pessoas, abundância.

    Quem tá na pior tem que ter que fazer uma auto análise e refletir: porque estou nessa situação de merda? E buscar soluções e tomar responsabilidade pra mudar de vida. Apontar o dedo não leva a lugar nenhum.

    Eu mesmo não sou nenhum exemplo de sucesso ainda (se tem um é dona do blog que tem mais de 1M na conta), mas hoje eu sei o que quero e onde quero chegar.

    E eu tenho certeza que vou chegar lá.

    Quem passa a vida reclamando não tempo pra traçar planos e tomar conta da própria vida. Vão passar reclamando pra sempre.

    Ótimo post IF, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que emocionante JP! Caiu uma lágrima aqui.
      Muito bom contar com seu depoimento. Eu acredito muito que as pessoas aprendem dos exemplos. E você é um grande exemplo aqui.
      Se ainda não tem 1M na conta é questão de tempo. Quando mudamos nossa mente, tudo vira uma questão de tempo.
      Obrigada pela visita!
      Abs

      Excluir
  8. Muito Bom, parabéns pelo texto. Uma frase q carrego comigo eh: Quanto mais cedo eu acordo, qto mais eu trabalho e qto mais eu estudo, mais sorte eu tenho!

    ResponderExcluir
  9. Pra ganhar acima de 10 mil mensais principalmente em cidades menores só empreendendo, como funcionário é impossível mesmo.

    Se a pessoa não pode ou não quer largar o emprego dela tem que tentar algo paralelo. Sei lá, de noite abrir um quiosque, prestar algum serviço...

    Eu não arrisco a empreender na minha cidade, só empreenderia mesmo se eu fosse um médico, dentista, ai sempre tem público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Acho que neste caso tem que pensar nas diversas alternativas. Uma delas pode ser mudar de cidade, não?
      Abs!

      Excluir
    2. Não daria pra mudar de cidade sem ter uma IF pelo menos.

      Não dá pra arriscar perder tudo o que se juntou morando numa cidade grande com custos absurdos.

      Excluir
  10. isso ai minha amiga IFM que para alguns é fake....kkkk

    Tudo isso q vc listou se chama Mindset ou sistema de crenças.

    Bora aportar que não temos tempo pra mimimi

    bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs, Kpsov, vou tomar essa história do fake como elogio! hahahaha
      É isso ai, obrigada!!
      Bons investimentos por aí tambem!

      Excluir
  11. Ainda estou vendo como abandonar essa mentalidade, é muito díficil, principalmente para quem já entrou em depressão.

    Quando vocês tiverem esse tipo de pensamento chutem logo ele para longe, senão eles te destroem.

    Peço humildemente para visitar o meu novo blog,

    futuramenterico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. IFM, você já teve depressão, síndrome do pânico ou algum transtorno psíquico? Aos 30 anos, estou enfrentando uma série de problemas por conta de vida corporativa/stresse. Não sei se isso é normal...

    ResponderExcluir
  13. Hoje li uma frase interessante sobre falar que os outros tem sorte na vida: "O sucesso da noite para o dia é resultado de toda uma jornaada que ninguém viu".

    Abraços,
    investidorsolitario.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)